index

origami

tradicional

origami

modular

símbolos

caixas

modelos animados

 

    construção da unidade modular

Cisne

 

 

Este cisne foi feito para a Inês, a minha querida neta.

É constituído por quinhentas unidades modulares que são encaixadas umas nas outras, sem necessidade de cola nem de tesoura. Parece-me óbvio que é uma peça que não terá muito futuro nas mãos de uma criança. Mas um dos encantos do origami é esse mesmo, afinal nada dura para sempre.

Para quem quiser prolongar a vida do modelo que construiu, sugiro duas opções:

a) colá-lo!;

b) guardá-lo numa redoma.

A cola é uma proposta apresentada no site onde fui buscar as instruções: www.opane.com/sawn.html mas é para utilizar sem abusar; a redoma surge numa sala de chat sobre origami, como resposta a uma pergunta tão simples como: Onde se guardam os modelos de origami? Em recipientes de vidro! - alguém respondeu. Basta adequar o recipiente ao conteúdo. Sigam as instruções aqui ao lado e dobras felizes.

 

Este modelo tem vinte e poucos centímetros de altura.

 

 

 

 

 

 

 

 

Cuidado quando estiverem a acrescentar o 6º anel. Encaixem 13 peças e deixem dois espaços de intervalo (os dois espaços equivalem a quatro pontas soltas dos triângulos). Continuem acrescentando os outros 13 triângulos e ficarão com dois espaços em lados opostos. Um deles servirá para ligar o pescoço e o outro para a cauda.

 

1. Papel rectangular. Neste caso usei papel de fotocópia cortado nas dimensões 9 x 6,7cm (razão de 4:3)

Dobrar a meio segundo o comprimento.

 

 

2. Dobrar a meio segundo o eixo vertical. As pontas soltas ficam para baixo.

 

3. Virar.

 

4. Dobrar o canto superior direito para baixo, a 45º, fazendo coincidir o lado superior com o vinco central.

5. Repetir do lado esquerdo.

 

6. Virar. O modelo apresenta umas abas inferiores.

 

7. Dobrar para dentro os cantos inferiores a 45º.

8. Dobrar para cima as abas.

9. Dobrar a meio, rodando  o canto direito sobre o canto esquerdo.

Está pronta a primeira unidade triangular chinesa (chinese triangular unit). Faltam 499.

 

montagem

10. Aqui podem ver a forma de encaixe de duas unidades. Enfia-se uma ponta  de uma unidade numa das duas bolsas centrais da outra unidade.

11. Para construirmos um módulo de base, precisamos de três unidades.

12. Encaixamos duas unidades, uma em cada uma das bolsas da terceira, de forma a apresentar este aspecto.

Este é o módulo da base.

13. Fazemos 30 módulos de base como explicado no ponto 12. Ligar estes módulos para formar uma base circular. A base deve ter trinta módulos individuais em toda a volta.

 

14. Seguindo o mesmo processo de encaixe, acrescentar mais três anéis em volta. (para um total de cinco). Aqui podem ver a progressão  a meio do quarto anel.

 

15. Este é o aspecto que o modelo apresenta depois do quinto anel terminado. Se olharmos o modelo pela parte de cima ele é parecido com a forma de um estádio. No sexto anel iniciamos a construção das asas. 13 peças em cada lado, com dois espaços de intervalo de cada um dos lados.

 

16. Construímos uma pirâmide em cada lado, diminuindo uma peça em cada camada. No 7º anel temos 12 em cada lado e um total de 24, o 8º terá 11 em cada lado e um total de 22... o 9º anel tem 10 peças em cada lado para um total de 20...

 

17. ...O 16º anel tem 3 peças em cada lado para um total de 6, o 17º terá 2 peças em cada lado e um total de 4 e o 18º uma peça em cada lado para um total de 2.

Este é o aspecto de uma asa terminada.

 

18. Pormenor da ponta da asa.

 

 

 

Para iniciar a cauda, escolhemos um dos intervalos entre as asas e encaixamos duas peças (estamos no 6º anel).

 

19. No 7º anel encaixamos 3 peças, no 8º quatro peças, no 9º três, no 10º duas e no 11º uma peça que será a ponta da cauda. Este é o aspecto do modelo com as asas e a cauda terminadas.

 

20. Este é o aspecto do modelo na mesma fase, visto de cima.

 

 

Podemos partir para a montagem do pescoço e cabeça. Precisamos de 30 unidades.

 

 

Na junção das peças para o pescoço e para as rodelas da base, as duas pontas de cada unidade encaixam nas bolsas da unidade seguinte.  

21. Encaixar as 30 unidades segundo o comprimento como podem ver na imagem. Colocar o pescoço no intervalo entre as asas.

 

  Se estiverem a pensar usar cola, não o façam logo, para poderem dar uma forma arredondada ao pescoço. Depois colem as pontas soltas da última unidade para formar o bico.  

22. Precisamos de 35 unidades para a rodela de cima e de 45 unidades para a rodela de baixo. Colocar uma rodela em cima da outra. Na imagem podem ver a forma de encaixe das rodelas.

 

23. Aqui podem ver a junção do pescoço e do corpo do cisne nas rodelas de base.

O cisne está completo. Parabéns!

©fermento2004